domingo, 4 de março de 2012

Carlos Gomes e Giacomo Puccini.

Antônio Calos Gomes.

Filho de Manoel José Gomes e Fabiana Maria Jaguary Cardoso, Antônio Carlos Gomes iniciou os seus estudos musicais aos dez anos, sob a supervisão de seu pai.

Em 1854, compôs a sua primeira missa, a de São Sebastião. Depois escreveu o "Hino Acadêmico", a modinha "Quem sabe?" ("Tão longe de mim distante") e a "Missa de Nossa Senhora da Conceição".

Em 1860, mudou-se para o Rio de Janeiro e continuou os seus estudos no Conservatório de Música. Apresentou suas primeiras óperas: "A Noite do Castelo" (1861), com libreto de Fernando Reis e "Joana de Flandres" (1863), com libreto de Salvador de Mendonça.

Com o apoio do imperador Pedro II, viajou para a Itália, onde, depois de ter aulas com o maestro Lauro Rossi, recebeu o título de Maestro no Conservatório de Milão, em 1866.

Em 19 de março de 1870, estreou no Teatro Scala de Milão sua ópera mais conhecida, "O Guarani", com libreto de Antonio Scalvini e baseada no romance homônimo de José de Alencar. Encenada depois nas principais capitais européias, essa ópera deu-lhe a reputação de um dos maiores compositores líricos da época.

Em razão das comemorações do aniversário de D. Pedro II, a ópera foi encenada no Rio de Janeiro e Carlos Gomes permaneceu alguns meses no Brasil, antes de retornar a Milão, com uma bolsa do Imperador, para iniciar a composição da "Fosca", que estreou em 1873, no Scala. Mal recebida pela crítica, mais tarde viria a ser considerada como a mais importante de suas obras.

Depois de compor "Salvador Rosa" (1874) e "Maria Tudor" (1879), Carlos Gomes retornou ao Brasil e fez uma temporada triunfante. Na Bahia e no Rio de Janeiro, dirigiu a montagem de "O Guarani" e de "Salvador Rosa". Ainda na Bahia, apresentou "Hino a Camões" e em São Paulo realizou, no Teatro São José, a montagem de "O Guarani".

A partir de então, Carlos Gomes passou a dividir seu tempo entre o Brasil e a Europa. No Teatro Lírico do Rio de Janeiro apresentou "O escravo" (1889), em homenagem à Princesa Isabel e à Lei Áurea.

Com a proclamação da república, perdeu o apoio oficial e a esperança de ser nomeado diretor da Escola de Música do Rio de Janeiro. Retornou a Milão, onde estreou "O condor" (1891), no Scala.

Doente, deprimido e em dificuldades financeiras, compôs seu último trabalho, "Colombo", que dedicou ao quarto centenário do descobrimento da América. A obra foi encenada em 1892 no Teatro Lírico do Rio de Janeiro.
Em 1895, Carlos Gomes dirigiu "O Guarani" no Teatro São Carlos, de Lisboa, cidade em que foi condecorado pelo rei Carlos I. No mesmo ano, chegou ao Pará, já bastante doente, para ocupar a diretoria do Conservatório de Música de Belém, cargo criado pelo governador Lauro Sodré para ajudá-lo. Morreu em Belém, em 16 de setembro de 1896.





     
Giacomo Puccini

Compositor italiano, Giacomo Antonio Domenico Puccini nasceu em 1858, em Lucca, na Toscana, em Itália,e morreu em 1924, em Bruxelas, na Bélgica. É um dos maiores expoentes da ópera realista.
Frequentou o Conservatório de Milão, tendo como professores Antonio Bazzini, um famoso violinista ecompositor de música de câmara, e Amilcare Ponchielli, o compositor da ópera La Gioconda. Influenciadopelo trabalho de Richard Wagner, compôs a ópera Le Villi (1884), que revelou o seu poder dramático e asua melodia. A ação nas suas óperas é tão marcante que, mesmo que as palavras não sejam entendidas, ahistória é facilmente compreendida. Esse facto surge, especialmente, nas suas óperas mais conhecidas,que incluem La Bohème (1896), Tosca (1900), Madama Butterfly (1904), La Fanciulla del West (1910) eTurandot, incompleta.
A conceção de melodia diatónica de Puccini, composta por tons e por semitons, encontra-se enraizada natradição da ópera italiana do século XIX. Contudo, o seu estilo harmónico e orquestral indica que conheciaa tendência contemporânea, especialmente o trabalho dos impressionistas e de Stravinsky.
ver definição de composta...


Nenhum comentário:

Postar um comentário